O Programa


O Programa Nacional de Ética nos Negócios para Universitários tem como finalidade: apresentar, envolver e mobilizar os alunos do Ensino Superior nos principais temas da Atuação Responsável Empresaria por que os estudantes de hoje serão os colaboradores, executivos e proprietários das empresas de amanhã.

O Programa UniÉtica é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios, associação de direito privado, sem fins lucrativos, com sede em Campinas/SP, fundado em 2003 e, neste mesmo ano, qualificado como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) pelo Ministério da Justiça. Os objetivos institucionais da Instituição é fomentar a Ética no meio empresarial e junto as crianças, jovens e universitários. É desta forma, contribuindo para a melhoria da qualidade ética das empresas e com a formação de líderes eticamente responsáveis que potencializamos a perspectiva de um futuro mais ético e assim, naturalmente Sustentável.

A 1ª e a 2ª edições do Programa Nacional de Ética nos Negócios para Universitários aconteceram em Campinas/SP. Em 2008, no teatro do Parque D. Pedro Shopping e no ano seguinte no auditório do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), instituição ligada a FIESP.

Em 2010, o Programa UniÉtica foi realizado na capital paulista no auditório corporativo da TV Globo. No ano seguinte, foi a vez da Cidade Maravilhosa receber esta inciativa que aconteceu Centro de Convenções da Bolsa de Valores e, em 2012, apesar de haver considerado os riscos que esta ação poderia trazer a continuidade desta iniciativa em razão de se sair do “eixo “São Paulo/Campinas/Rio de Janeiro” o evento foi realizado no auditório da Livraria Cultura, em Salvador/BA.

Em 2013, com a renovação da parceria com a Livraria Cultura, decidimos desembarcar esta iniciativa na capital federal. Porém, como não houve interesse de nenhuma empresa em patrocinar aquela que seria a 6ª edição do Programa UniÉtica - nem mesmo uma das Big Four, que foi parceira deste trabalho deste a edição de lançamento - nossa instituição precisou “abortar” sua realização... Infelizmente!

Em 2014, essa iniciativa retornou à capital paulista, com transmissão simultânea – via internet – para mais de 30 IES espelhadas por todo o Brasil. O evento aconteceu novamente com parceria com a Livraria Cultura.

Após o tsunami da crise econômica brasileira, o Programa UniÉtica foi realizado em 2017, mas com uma “nova estratégia”. A partir de agora, realizaremos esse programa sempre no Campus de uma renomada IES, com a presença dos graduandos e mantendo a transmissão simultânea - via internet - para alcançarmos o maior número de alunos espalhados por todo o país.

PATROCINADORES